A Casa da Criança implementou o Programa Eco-Escolas no ano letivo 2015/2016 e tem sido galardoada com a Bandeira Verde desde esse ano.
A escola beneficiou com o Programa Eco-Escolas logo numa tomada de consciência de que havia algo a fazer. A mudança de atitudes tem sido a maior evidência de que este Programa sensibiliza e promove atitudes em prol de um ambiente cada vez mais saudável e sustentável.
Além disso, houve uma maior abertura ao exterior, aos parceiros, à realidade das outras eco-escolas, um envolvimento com outros elementos externos à própria instituição, como empresas, a comunicação social, o município. O envolvimento das famílias já é há muito tempo uma constante na nossa instituição e este programa serviu para nos unir ainda mais.
Em simultâneo com o Programa Eco-Escolas, a instituição esteve envolvida com outros grandes projetos como o "Nutriciência" (Misericórdias e Universidade do Porto, Universidade de Oslo...) no âmbito da alimentação saudável; o Projeto “Heróis da Fruta” , o “Projeto de Solidariedade com S.Tomé e Príncipe” ,a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), Projeto solidariedade “Ajudaris” , “Missão Pijama”, Projeto “Uma tarde com os avós”, “Ventos de Poupança”, “Vamos criar uma horta”, além doutros que vão surgindo ao longo dos anos letivos.
Em Outubro de 2019 recebeu a sua primeira visita como auditoria e foi classificada com 88,70%, sendo-lhe atribuída a menção de Elevada Qualidade.